Treinamento pretende melhorar o desempenho do trabalhador e ambiente profissional
Elayne Pontual
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) iniciou, na manhã desta quinta-feira (10), um treinamento com os servidores do órgão para a implantação e melhoria da gestão da qualidade do órgão. As palestras serão divididas em duas etapas e 78 pessoas participarão do treinamento, envolvendo todos os setores do IMA.
De acordo com Pedro Freire, assessor técnico do Instituto e responsável pelo treinamento, o objetivo do programa é melhorar o desempenho do trabalhador e, consequentemente, o ambiente profissional.
“Para isso, é necessário planejarmos e produzirmos uma atmosfera na qual os colaboradores gostem de trabalhar. Queremos melhorar a qualidade de vida das pessoas, diminuir os desperdícios, reduzir custos e melhorar a produtividade do Instituto”, afirmou.
O programa está inserido no Sistema de Gestão da Qualidade, aderido pelo IMA através de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e a Superintendência de Modernização e Gestão da Qualidade (Sumoge).
Segundo Pedro, o 5S representa as iniciais de cinco palavras japonesas que são: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. “No Brasil, convencionou-se chamá-los de cinco sensos com as seguintes denominações: Senso de utilização, senso de ordenação, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina”, explicou.
Durante o treinamento, será criado um grupo de auditores para verificar se os sensos estão sendo obedecidos. A primeira etapa será dia 10 e 11 de dezembro, e a segunda iniciará no 17, finalizando no dia 18 do mesmo mês.