IMA leva educação ambiental para APA da Marituba

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Palestras, atendimentos, plantios de mudas e caravana ambiental fazem parte da programação

Klaus Roger

Um circuito de ações de conscientização ambiental  está sendo realizado pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL), nesta quarta, quinta e sexta-feira (23, 24 e 25), na região que integra a Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba do Peixe. O órgão pretende, com isso, aumentar a preservação da biodiversidade por parte da população local.

O ponta-pé inicial do circuito se deu na manhã desta quarta (23) com palestras e atendimentos realizados pela equipe de Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação (Gefuc) do IMA-AL, na sede da Emater em Penedo.

O setor de fauna orientou os participantes sobre a criação amadora de passeriformes silvestres, que auxilia no combate ao tráfico de animais, além de ter realizado o atendimento aos criadores legalizados. Técnicos de gestão de flora também instruíram sobre a utilização correta de madeira, as restrições, como funciona o licenciamento ambiental para supressão e como utilizar legalmente os recursos de uma reserva ambiental.

Na quinta-feira (24), a equipe de Educação Ambiental desembarca no município com a Caravana Ambiental, que levará conhecimento por meio de jogos para alunos da rede pública de Penedo. Durante a manhã, a equipe ainda estará no centro da cidade com uma exposição de materiais do IMA-AL e doação de mudas de espécies nativas para a população.

O projeto Alagoas Mais Verde também será realizado na área urbana de Penedo, nos dias 24 e 25, com o plantio de mais de 350 mudas em praças e demais zonas públicas do município. Com isso somam-se mais de 2 mil plantios realizados só em Penedo, desde 2015.

Na manhã de sexta-feira (25), os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Santa Luzia irão participar do projeto Navegando Com o Meio Ambiente, conhecido como barco-escola, que irá acontecer no Rio São Francisco, e deve refletir sobre as problemáticas e necessidade de preservação do Velho Chico.

Ainda na sexta haverá outra Caravana Ambiental na APA. As ações encerram com a entrega dos alimentos arrecadados durante o Passeio Ciclístico, realizado em junho, para duas entidades filantrópicas que prestam serviços à região.