IMA leva educação ambiental para prova internacional de triathlon

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Jogos e atividades educativas estão entre as ações que os técnicos devem oferecer a população nesse final de semana

Clarice Maia

Os jogos e as atividades educativas que o Instituto do Meio Ambiente (IMA) utiliza para sensibilizar crianças, jovens e adultos, sobre as boas práticas que contribuem para a preservação ambiental estarão em exposição no sábado e no domingo, dias 21 e 22, na Praça Multieventos, na Pajuçara, durante a realização das atividades do Challenge Maceió, um dos mais importantes eventos esportivos realizados esse ano no estado.

O Challenge começa oficialmente nesta sexta-feira (21), com o congresso científico que se estende até a manhã do sábado (22), quando haverá a realização das provas Júnior, para crianças de 8 a 16 anos; woman, exclusivo para mulheres; e o Spint, com percurso menor e mais rápido. A prova principal de triathlon acontece no domingo (23), com participantes de diversos estados e países como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Cingapura.

O evento deve reunir, só de atletas, mais de 1,5 mil pessoas e é por causa do tamanho que a organização e os representantes da Secretaria de Estado Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Maceió (Semel) participaram de reuniões com o os técnicos do IMA, para garantir a autorização e traçar estratégias de cuidado com o meio ambiente.

Entre eles o recolhimento e a destinação dos resíduos que serão gerados, por atletas e pela população que deverá prestigiar as competições. “Nós fizemos a intermediação com a cooperativa de catadores para receber os resíduos sólidos que serão direcionados para a reciclagem”, comentou Pedro Normande, diretor de Desenvolvimento e Pesquisa do IMA.

Além disso, “estaremos com o ônibus da educação ambiental estacionado no local central do evento, na praça multieventos da Pajuçara, para mostrar à população um pouco das nossas ações e atividades educativas. A lancha do IMA também estará no mar para colaborar com o suporte e segurança na parte aquática”, disse Normande.

Balneabilidade
Na quinta-feira (21) a Diretoria de Laboratório do IMA realizou o último de oito dias de coletas, em quatro pontos, onde haverá a largada e a área de nado da parte aquática da competição. Isso porque no relatório de balneabilidade das praias, disponibilizado semanalmente, há apenas dois pontos de monitoramento na praia da Pajuçara.

A classificação, se os pontos estão próprios ou impróprios, será enviada para os organizadores na tarde da sexta-feira (22), quando todos os resultados estarão reunidos.