Ação convidou atletas do campeonato Macena Open de beach tennis
Janderson Oliveira
O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) promoveu um mutirão de limpeza, no último domingo (22), na praia da Pajuçara, em Maceió. A ação mobilizou a população, instituições parceiras e os atletas do campeonato Macena Open de beach tennis. O evento aconteceu com apoio do órgão ambiental.
“O IMA tá de parabéns”, elogiou Gilson França, presidente da Federação Alagoana de Tênis. “Sempre que pudermos iremos fazer essa parceria com o IMA, porque é fundamental conscientizar toda a população por meio da educação ambiental”, finalizou.
A ação recolheu um grande volume de lixo, e só foi possível graças ao apoio do Alagoas Ambiental, Protetores do Oceano, Marinha do Brasil, Grupo Tênis Club Solidário e Coletivo Guerreiros dos Oceanos.
Os coletores voluntários encontraram diversas bitucas de cigarro e microplásticos ao longo da praia. Esses materiais afetam o ambiente marinho e mais diretamente os animais.
Não é raro que órgãos ambientais encontrem tartarugas mortas, nas praias, com plástico na garganta. Peixes consomem microplásticos e estes voltam a nós durante as refeições. É necessário repensar a relação humana com o plástico e a seriedade da destinação correta.
O trabalho de educação ambiental do Instituto esteve presente não apenas no domingo (22), mas durante todo o campeonato Macena Open, de 19 a 21 de agosto. O stand Nossa Praia do IMA no evento distribuiu lápis semente, sabão ecológico, quebra-cabeça, cartilhas sobre serviços do IMA, sacolas biodegradáveis e bloquinhos reutilizáveis.
O início de setembro trará de volta a temporada de ações do projeto Nossa Praia. Acompanhe o site e as redes sociais do Instituto para saber mais.