IMA orienta funcionários da Infraero sobre animais venenosos e peçonhentos

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

O Núcleo de Gestão de Fauna mostrou como fazer o manejo em caso de encontrar algum desses animais

Clarice Maia

A equipe do Núcleo de Gestão Faunístico (Gefau) do Instituto do Meio Ambiente (IMA) esteve, na manhã desta quinta-feira (24), na Infraero para realizar a palestra: manejo de fauna e orientações básicas sobre animais venenosos e peçonhentos. Cerca de 60 pessoas participaram e, como o interesse foi grande, o trabalho será repetido no dia 02 de outubro.

Segundo Epitácio Correia, consultor ambiental do IMA e um dos responsáveis pelo trabalho da equipe da Gefau, o trabalho foi solicitado pela Infraero. “Levamos alguns animais para mostrar como deve ser feito o manejo e orientamos os participantes sobre como diferenciar e proceder em caso de encontrar animais venenosos ou peçonhentos”, disse Epitácio.

O grupo com cerca de 60 pessoas foi formado por funcionários, prestadores de serviços e a comunidade aeroportuária interessada no assunto. “Há áreas verdes no entorno do aeroporto e por isso é normal que em algum momento alguém encontre algum animal, por isso é importante saber o que fazer. Atendemos a capacidade máxima do auditório, a atividade será repetida porque muita gente ficou de fora”, comentou o consultor.

A Gefau foi criada dentro do IMA para atender a demanda repassada do órgão federal para o estadual de realizar o trabalho da área de fauna. Hoje inserida na Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação, existe para gerir as informações inerentes aos empreendimentos de uso de fauna silvestre nativa, assim como a elaboração de análises e pareceres de tais empreendimentos para emissão, renovação e cancelamento de suas licenças.