Parceria vai fortalecer a cadeia produtiva de pequenos agricultores; IMA vai contribuir com a distribuição de espécies florestais nativas na região e suporte técnico
Laura Nascimento (sob supervisão)
Técnicos do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA) participaram, nesse sábado (30), da inauguração do Centro de Formação Agroflorestal Flor do Bosque, no Assentamento Flor do Bosque, em Messias. A iniciativa é desenvolvida pelo curso de Agroecologia do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A inauguração antecede o Dia Nacional da Agroecologia, celebrado nesta terça-feira, 3 de outubro.
O Centro de Formação Agroflorestal Flor do Bosque tem o objetivo de contribuir com ensinamentos da agroecologia e agrofloresta para agricultores e estudantes que queiram obter conhecimento no campo e implementar mudanças nas comunidades. A iniciativa é liderada pelo professor José Roberto, coordenador do curso de Bacharelado em Agroecologia do Ceca – Ufal. O IMA atua como parceiro na distribuição de mudas florestais nativas e apoio técnico, além de ações na área de educação ambiental.
“A agrofloresta é um sistema de produção que reúne culturas de importância agronômica com espécies florestais, fazendo o uso da lógica de sucessão florestal e de uma menor dependência de insumos externos. Ao ‘adubar a natureza com a própria natureza’, os Sistemas Agroflorestais (SAF) podem também incluir a produção animal. A proposta da agrofloresta é a produção de alimentos sem veneno, com a valorização da vegetação nativa, com uso mínimo de maquinário pesado e mínimo revolvimento do solo, além de incorporar a autonomia dos produtores rurais”, explica Wictor Thomas, consultor ambiental do IMA. Sendo, assim, uma alternativa de produção que traz consigo benefícios à saúde dos produtores, consumidores e também do meio ambiente.
A agroecologia é a ciência que estimula a agricultura sustentável e é definida pelas práticas de sistemas agrícolas que incorporam as questões políticas, culturais, sociais, energéticas, éticas e ambientais, incluindo a agricultura familiar. Dessa forma, o Centro de Formação Agroflorestal Flor do Bosque levará o fortalecimento da cadeia produtiva de pequenos agricultores, além da inserção de espécies florestais nativas, proporcionando atividades em conjunto com base na agenda de mudanças climáticas e ações de recuperação de áreas por meio do uso sustentável da terra.
O Alagoas Mais Verde do IMA, projeto que promove a distribuição de mudas características do bioma estadual ao longo dos municípios alagoanos, integra, além da Ufal, parcerias com o Rotary Internacional, Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), secretaria do Estado do Meio Ambiente, Recursos Hídricos (Semarh), Instituto Mundo Unido (IMU) e de membros da Comissão Pastoral da Terra (CPT).