Dos nove caminhões fiscalizados, apenas dois foram autuados pelo órgão ambiental
Elayne Pontual
Um trabalho integrado de combate ao transporte irregular de produtos perigosos, formado por órgãos federais e estaduais, foi realizado na manhã desta quinta-feira (05), na BR 101, em Rio Largo, próximo a Messias. As equipes fiscalizaram nove caminhões que fazem transporte de produtos perigosos. Dos nove, apenas dois foram autuados pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e multados em R$ 10.295.
O trabalho, chamado de P2R2 (Preparação, Prevenção e Resposta Rápida), é composto pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde do Estado, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), IMA e Defesa Civil.
Além do trabalho punitivo, também foram realizadas atividades preventivas. Os motoristas receberam orientações acerca das providências que devem ser tomadas, no caso de sinistros, para minimizar os possíveis danos ao meio ambiente.
O IMA verifica a validade da Autorização para Transporte de Produto Perigoso (ATTP) ou a Autorização para Transporte de Resíduo Perigoso (ATRP); kit de emergência; placas indicativas do produto transportado e placas de sinalização para a estrada; ficha de emergência do produto; Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP) – curso exigido para o motorista; nota fiscal do produto; extintores dentro e fora do veículo.