IMA passará a fazer análises para Agência Nacional de águas partir de 2023

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

O trabalho é necessário para que a população possa ficar atenta à qualidade das águas do Estado

Mariana Catanduba 

Nesta sexta-feira (19), o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), recebeu representantes da Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA), para uma reunião do projeto Qualiágua, que é o órgão responsável pela coleta e análise de águas de todo o Brasil. Sendo, o objetivo principal do encontro, tratar sobre a parceria com o IMA a partir de 2023.

O programa, que foi desenvolvido pela ANA e que está em atuação desde de 2019, tem como objetivo estimular os Estados a realizar o devido monitoramento da qualidade das águas. Atrelado a isso, tem como missão principal, divulgar a sociedade, os dados obtidos nas avaliações.

O projeto, que é dividido em períodos de certificação, tem normalmente duas campanhas anuais, e, estava parado em decorrência da pandemia. No entanto, retornou em 2020, dando continuidade ao sexto período. Para 2023, as análises que atualmente são feitas por laboratório privado, passarão a ser de responsabilidade do IMA, no início de 2023.

Com contrato antigo em Alagoas, a ANA é responsável por 35 pontos de coleta no Estado, e, são analisados 15 parâmetros ao todo, físico, químicos e microbiológicos . Alguns dos rios que passam por inspeção são: o Rio Meirim, Pratagy, Mundaú, Paraíba, Niquim, Sumaúma, Rio dos Remédios, São Miguel, Jacarecica, São Francisco, Piauí, Boacica, Perucaba e o Ipanema.

Para que as avaliações das águas possam ser feitas pelo IMA, será necessário uma reestruturação nos laboratórios, para que fique de acordo aos padrões necessários para as análises. A partir disso, o Instituto de Meio Ambiente passará a fazer o trabalho nos 35 pontos de coleta espalhados pelo Estado.