Iniciativa pretende despertar a consciência dos jovens para a importância da conservação e manutenção dos recursos naturais
Elayne Pontual
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) reabriu esta semana o Jardineto Botânico, localizado na sede do órgão, para visita de estudantes de escolas públicas e particulares. No local, exemplares da flora existente em Alagoas compõem a paisagem. As visitas podem ser agendadas por telefone e por e-mail e na manhã desta terça-feira (07), cerca de 25 alunos da Escola Walter Dórea de Figueiredo, de Rio Largo, visitaram o espaço.
Segundo a monitora e graduanda em Biologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Clarissa Penerare, o roteiro da visita foi elaborado de acordo com os biomas Caatinga e Mata Atlântica, representados em diferentes ambientes do Jardineto: “Explicamos para as crianças a importância econômica e histórica da caatinga, por exemplo, por ser um bioma endêmico do Brasil.” A monitora apresentou também o espaço reservado à prática de compostagem e o pequeno lago com peixes ornamentais e plantas adaptadas ao ambiente aquático.
Vitória Camile, de 11 anos, foi uma das alunas que acompanhou o roteiro do Jardineto e alega ter aprendido muito sobre o papel das plantas no equilíbrio ecológico. “Entendi que a gente precisa cuidar mais das plantas, porque dependemos delas para viver”, conta a estudante.
Adelson de Lima, professor responsável pelo passeio educativo da Escola Walter Dórea de Figueiredo, diz que as atividades extraclasse são fundamentais para que os alunos possam interagir com o mundo e entender melhor o que é ensinado em sala de aula. “É totalmente diferente trabalhar dentro da classe e fora dela. No prédio da escola os meninos só têm contato com o papel. Aqui, por exemplo, eles puderam ver de perto o que só vêm nos livros de biologia.”
No Jardineto, os jovens conheceram plantas nativas e exóticas, como a Craibeira, o Ouricuri, Mandacaru e o Pau Brasil. “Nosso maior objetivo é que as crianças atentem para essa consciência ambiental e que elas entendam que o meio ambiente faz parte da vida delas”, explica Clarissa.
As visitas são realizadas às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h, com turmas de até 30 alunos. O atendimento deve ser agendado através do e-mail herbariomac.ima@gmail.com ou pelos telefones 3315-1747 (216 ou 263).