IMA realiza mais um mutirão de limpeza do Nossa Praia

O instituto contou com a parceria da prefeitura de Barra de Jequiá e com diversos voluntários de associações locais

Mariana Catanduba

Um mutirão de limpeza, organizado pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) e mais quatro parceiros, recolheu aproximadamente 200 kg de lixo deixados por banhistas no povoado Barra de Jequiá, município de Jequiá da Praia, no último sábado (19). Foram cerca de 70 pessoas reunidas das 09h às 12h, com o interesse de deixar o meio ambiente mais saudável para a fauna e flora.

O IMA contou com a parceria da Prefeitura de Jequiá da Praia, da Cooperativa de Lagoa Azeda, Associação do Barqueiros de Duas Barras (Asbarc), com a Associação dos Barqueiros de Barra de Jequiá (ABBJ) e da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamar).

A ação teve início com uma palestra para sensibilizar a população local. A equipe do instituto, falou a respeito da importância do descarte correto do lixo.

Foram realizadas atividades, como a distribuição de quebra cabeças e barras de sabão ecológico; café da manhã coletivo e, no final, um sorteio de brindes para os parceiros.

A maioria do lixo recolhido pela equipe é resíduo plástico descartado de forma irregular. Um agravante é que esse tipo de material fica preso na vegetação de restinga e na areia da praia. Todo o material passou por triagem e separação para a destinação correta.

Mirella Cavalcanti, bióloga da equipe de educação ambiental do IMA, falou um pouco sobre as ações: “essas atividades são importantes porque sensibilizam a comunidade local a respeito do gerenciamento de seus resíduos, o quanto é importante ter cuidado com a natureza, com as suas praias, recolher o seu lixo, destinar da forma correta e entender o porque que eles estão fazendo isso, que é por um bem maior, pela qualidade ambiental e preservação da vida”, explicou.

O projeto Nossa Praia é executado pela Gerência de Educação Ambiental (Gedam), que realiza mutirões de limpeza, aulas de campo, entre outras atividades para a sensibilização da população.

É importante lembrar que toda a ação foi realizada com os cuidados necessários para evitar o contágio da covid-19. Álcool e máscaras estavam disponíveis para os voluntários durante todo o momento.