IMA realiza oficina de sabão ecológico em Matriz do Camaragibe

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

O Projeto busca incentivar a sustentabilidade por meio da produção de sabão ecológico e mostrar que o produto pode ser uma fonte de renda extra 

Mariana Catanduba 

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), por meio da Gerência de Educação Ambiental (Gedam), realizou nesta quinta-feira (13), uma oficina de sabão ecológico. Dessa vez, 25 pessoas do Assentamento Paraíso Agrícola, de Matriz do Camaragibe, tiveram a oportunidade de aprender a confeccionar as barras de sabão.

Os participantes puderam interagir ativamente na ação, além de aprender o passo a passo da produção. Também, foram discutidos temas sobre os impactos negativos do descarte incorreto do óleo na natureza, assim como os benefícios da fabricação do produto de limpeza.

A atividade busca incentivar o descarte consciente do contaminante, ainda, como a reutilização desse óleo de cozinha pode se tornar um produto de limpeza sustentável. O objetivo central é amenizar os altos índices de impactos ambientais negativos. Além de ser uma oportunidade de renda extra para famílias carentes.

O descarte incorreto do resíduo, pode trazer sérios riscos, como a impermeabilização do solo, que causa grande prejuízo a biota aquática e terrestre. Ao entrar em contato com o chão, o óleo forma uma fina camada, impedindo ou dificultando a infiltração, com isso, podem ocorrer enchentes. Ainda, se essa água conseguir penetrar a superfície, ela vai junto com o contaminante aos lençóis freáticos, causando acréscimo na poluição de mares e rios. 

O projeto é uma saída ecologicamente correta que o IMA encontrou para auxiliar na diminuição da poluição ambiental. A prática de descarte incorreto afeta tanto a vida marinha, como a vida terrestre, que junto a tantos outros modos de agressão à natureza, pode causar danos irreversíveis.