IMA recebe 5 mil mudas de plantas para o projeto Alagoas Mais Verde

As mudas estão no viveiro da base descentralizada da Ilha de Santa Rita recebendo cuidados e manutenção

Dálet Vieira

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), por meio do projeto Alagoas Mais Verde, trabalha para ampliar a arborização do Estado para que as ações de plantio e recuperação de vegetação sejam incentivadas. Recentemente, foram recebidas cinco mil mudas de 20 espécies de plantas nativas na base descentralizada do IMA na Ilha de Santa Rita, no município de Marechal Deodoro.

O projeto está na ativa desde 2015 e tem parcerias com diversos municípios alagoanos, cerca de 453.973 mil mudas foram plantadas no Estado. Em algumas ações, a equipe de Educação Ambiental do IMA conta com a interação e ajuda de alunos da rede municipal e estadual, incentivando-os na preservação e cuidados com o meio ambiente.

Antes do plantio, o IMA faz uma vistoria técnica em conjunto com o município a ser contemplado. A partir disso, as mudas são utilizadas para a arborização urbana das cidades e a recuperação de áreas degradadas, como matas ciliares e encostas.

Mudas de plantas nativas sob cuidados dos técnicos do IMA. Foto: Ascom IMA

Além da restauração da flora local, o plantio das mudas visa trazer bem-estar a população por meio dos benefícios causados pela arborização, como estabilidade climática e melhoria na qualidade do ar.

Neste período de isolamento social, devido as medidas preventivas contra o covid-19, o viveiro de plantas do IMA na base da Ilha de Santa Rita está em manutenção. Paulo Lira, Consultor Ambiental do IMA, afirma que o local está recebendo cuidados e mudas serão doadas apenas no retorno das atividades presenciais.

“Estamos fazendo a manutenção das mudas, regando e fazendo tratos culturais. Quando as atividades presenciais voltarem, essas mudas vão ser tanto para ações de plantio em áreas degradadas quanto pra doações pelo projeto Alagoas Mais Verde”, conta o Consultor Ambiental.

Todas as mudas recebidas são nativas, e as espécies predominantes popularmente conhecidas são: Ipê, Ingá, Aroeira, Craibeira e Saboneteira. Paulo Lira, ainda reforça que o projeto leva educação ambiental para as escolas e municípios incentivando as boas práticas ambientais.

“Somos solicitados através das secretarias, associação de moradores, escolas e instituições. Nosso projeto já está em parceria com pelo menos 53 municípios do estado, do Sertão a Zona da Mata. Firmamos parcerias para produção e distribuição de mudas para podermos atender as necessidades de cada bioma.”

O IMA possui um viveiro na base da ilha de Santa Rita, um viveiro de aclimatação na base na Marituba do Peixe, em Penedo, e mais cinco viveiros parceiros para o fornecimento das mudas.