Momento foi conduzido pela equipe do Ibama, de Brasília, na sede do IMA em Maceió
Kamilla Abely / Ascom IMA
O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) foi sede, nesta terça-feira (4), do primeiro dia de capacitação para o uso de sistemas de gestão florestal do país, como o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) e Documento de Origem Florestal (DOF+). O curso segue até sexta-feira (7) com objetivo de capacitar servidores estaduais e municipais dos órgãos ambientais.
“A intenção é promover uma reciclagem tanto para os técnicos do IMA/AL quanto para os profissionais de algumas prefeituras que licenciam. É uma oportunidade de aprendizagem e atualização para esses novos recursos disponíveis”, destacou o gerente de Fauna e Flora, Henrique Lessa.
A atividade foi conduzida pela equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no auditório da sede do IMA/AL, em Maceió. Para o analista ambiental do Ibama, Leonardo Carvalho, o uso adequado das ferramentas fortalecem o controle e padronização das ações de gestão florestal.

“O Ibama vem mostrar como utilizar os sistemas da forma mais simples possível e como obter as informações dessas plataformas para divulgação para o público em geral. Para nós, é uma satisfação receber convites como esse que auxiliam na transparência e na gestão florestal do país como um todo”, afirmou o especialista.
O momento contou com a participação de servidores de outros municípios, esclarecendo dúvidas e compartilhando informações sobre o assunto.
“A gente agradece ao IMA pela oportunidade. É de extrema importância essa capacitação para os municípios para fomentar o uso do sistema e proporcionar essa segurança jurídica”, para o secretário adjunto de Meio Ambiente de Delmiro Gouveia, Epitácio Correia.




