IMA recebe mais de 120 denúncias de infrações ambientais em 10 dias

Os problemas foram registrados e relatados por usuários do aplicativo IMA Denuncie

A equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente (IMA) esteve, na manhã desta quinta-feira (29), em três locais de Maceió, para apurar denúncias realizadas a partir do aplicativo IMA Denuncie. Desmatamento, disposição irregular de resíduos sólidos e comércio clandestino de animais silvestres estão entre as infrações relatadas pela população.

O aplicativo está disponível para uso desde o dia 19 e, no período de 10 dias, foram realizados 127 registros. Segundo informações do gerente de Monitoramento e Fiscalização do Instituto, Ermi Ferrari, cerca de 80% das denúncias se referem a problemas em Maceió, onde a competência de fiscalização é da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente.

“A primeira parte do trabalho é uma triagem das denúncias para verificar o que é competência do IMA em fiscalizar. Algumas serão repassadas para outros órgãos responsáveis, para que tomem as providências necessárias”, disse o gerente.

Ferrari explica ainda que, semanalmente, serão realizadas reuniões com os técnicos para verificar a apuração dos problemas. “Nós temos equipes de fiscalização divididas por áreas, em todo o estado, após a triagem as denúncias serão repassadas para elas”.

Na manhã desta quinta-feira (29), a equipe verificou uma denúncia realizada por cinco pessoas sobre a disposição irregular de resíduos sólidos, no bairro da Gruta. Enquanto os técnicos realizavam a vistoria, uma equipe da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) apareceu e argumentou ter colocado uma cerca para inibir a população de jogar lixo no local.

Mesmo assim, A Slum será autuada para que seja feita a retirada dos resíduos e a recuperação da área degradada. Em outro ponto da capital, no bairro do Tabuleiro dos Martins, o proprietário de uma loja revendedora de ração foi autuado por comercializar animais silvestres.

Dois pássaros, um sibite um sanhaço, foram apreendidos pelos policiais do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e pelos técnicos do setor de Gestão de Fauna do IMA. Eles serão levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O aplicativo IMA Denuncie está disponível para smartphones, através de plataformas específicas: para os telefones com sistema Andoid, está disponível no Google Play. Para os telefones com sistema IOs, estará disponível nos próximos dias.