IMA reconhece ações positivas ao meio ambiente com entrega de troféu

Celebração, que também homenageia servidor do Instituto, destaca 8 nomes relevantes para a área ambiental

Dálet Vieira e Laura Nascimento

Na segunda edição do Troféu Ambientalista Afrânio Menezes, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) premiou oito nomes entre personalidades, instituições e representantes de ações que contribuíram na área ambiental. O evento, que contou com uma cerimônia de homenagem ao servidor que dá nome à premiação, e honrarias aos agraciados, aconteceu nessa quinta-feira (20) no auditório da Casa da Indústria em Maceió.

Durante a cerimônia, foram convocados ao palco para as honrarias e o prêmio: Josealdo Tonholo, reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), representado pelo professor Fábio Luiz Fregadolli, que discursou sobre as significativas contribuições ambientais e as atividades desenvolvidas pela instituição ao longo dos anos.

Em seguida, Kleber Valadares, promotor do Ministério Público de Alagoas (MPE); e Lucas Horta de Almeida, procurador do Ministério Público Federal (MPF), foram também homenageados com troféus em reconhecimento às suas atuações na área ambiental. Sobretudo na participação e desenvolvimento do Programa Sede de Aprender, iniciativa que visa garantir a qualidade da água em toda a rede escolar de Alagoas.

Ainda na solenidade, também foram agraciados Elizeu Gomes, responsável pela Reserva Ecológica do Castanho, que protege mais de 1.500 hectares de Caatinga em Delmiro Gouveia; Vinícius Brito, representante da Associação dos Orquidófilos e Bromeliófilos de Alagoas, reconhecido por seus estudos e contribuições ao Herbário MAC do IMA; além de José Nogueira Filho, vice-presidente da Casa da Indústria de Alagoas; e a Usina Coruripe, premiada com o troféu Master, por preservar mais de 27 mil hectares de áreas nos biomas Cerrado e Mata Atlântica.

Segundo Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA, a premiação é resultado das ações dos homenageados pelo troféu. “Essas pessoas atuam na proteção e defesa do meio ambiente em nosso estado. O Prêmio Afrânio Menezes reconhece as contribuições que mais se destacaram de indivíduos, instituições e empresas que lutam pela causa”, afirmou Lopes.

O Troféu Afrânio Menezes, além de ser um símbolo de reconhecimento para aqueles que se dedicam à causa ambiental, é um incentivo para que mais indivíduos e organizações se comprometam com ações sustentáveis. Ao celebrar as conquistas e inovações no campo da preservação ambiental, o prêmio reforça a importância da conscientização ecológica e promove uma cultura de responsabilidade ambiental.

Kleber Valadares, promotor do MPE e um dos agraciados da noite, ressaltou a emoção que sentiu ao saber da premiação. “Creio que se eu pudesse pensar numa premiação que me traria tamanha alegria, seria realmente do IMA. Esse meu envolvimento com o meio ambiente veio justamente a partir dessa acolhida no IMA, por tantas pessoas que vêm participando em conjunto no projeto Sede de Aprender, da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) e de outros tantos que me trouxeram essa paixão pelo meio ambiente”, disse o promotor.

Troféu Afrânio Menezes

Anteriormente celebrado como Troféu Alagoas Verde, o Troféu Afrânio Menezes é uma homenagem aos servidores públicos, concedido ao funcionário que dedicou mais de 30 anos de serviço ao IMA.

Afrânio Menezes, nascido em 1944 e formado em medicina veterinária, desempenhou o papel de coordenador de convênios no IMA e foi vice-presidente do conselho de Reservas da Biosfera da Mata Atlântica, uma iniciativa da Unesco no Brasil. Ele faleceu em abril de 2021, em Maceió, vítima da COVID-19.