Alagoas é o único Estado do Nordeste a ser convidado
Janderson Oliveira
O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) vai à África. O órgão ambiental, como representante do governo estadual, foi convidado para participar do Curso de Processo Administrativo de Crimes Ambientais, em Botswana, país do continente africano. Alagoas é o único Estado do Nordeste brasileiro a participar deste programa.
A iniciativa é promovida pela Academia Internacional para Aplicação da Lei (Ilea), ligada ao governo dos Estados Unidos.
Para representar o IMA, Epitácio Correia, gerente Fauna, Flora e Unidades de Conservação, embarcará em voo no próximo sábado (7). A comitiva alagoana também será composta por Alberto Fonseca, procurador do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL).
O convite para o curso aconteceu após visita da embaixada americana a Alagoas. “Mostramos o trabalho que desempenhamos na gestão, desde 2015. Como atuamos em todo o Estado com ações de preservação do meio ambiente”, explica Epitácio Correia.
A Ilea realiza capacitação continuada com países aliados. Para Epitácio, a presença de Alagoas como único Estado selecionado no Nordeste é reconhecimento do trabalho desempenhado pelo Instituto. “É gratificante porque mostra que Alagoas, através do IMA, vem fazendo um trabalho que traz resultados e surte efeitos positivos”, afirma.
O curso formado por órgãos e pessoas que trabalham com a administração de leis ambientais, tem como objetivo alinhar a metodologia entre os países aliados. Neste compartilhar de métodos e experiências, o programa pretende proporcionar formação de qualidade e assistência para desenvolvimento institucional no combate a crimes transnacionais.