IMA terá uma horta em sua sede

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Projeto atenderá alunos de escolas estaduais, municipais e privadas de Alagoas

Elayne Pontual

Com o objetivo de mostrar à população a importância do cultivo e consumo de alimentos orgânicos, o Instituto de Meio Ambiente (IMA) está implantando uma horta em sua sede, no bairro do Mutange. O projeto, intitulado “Horta Viva”, foi idealizado e será concretizado pela Gerência de Educação Ambiental (Gedam) do órgão.

O Horta Viva atenderá alunos de escolas estaduais, municipais e privadas do estado de Alagoas que serão guiados por um colaborador do IMA. Os visitantes conhecerão os métodos aplicados para a implantação de dois modelos de horta: a mandala e a vertical. Eles ainda aprenderão os tipos de técnicas utilizadas para a manutenção e os períodos de colheita das hortaliças.

De acordo com Pedro Normande, gerente de Educação Ambiental do IMA, os visitantes serão os multiplicadores da proposta que visa mostrar a importância da alimentação saudável e ambientalmente sustentável. “As atividades deverão levar a Educação Ambiental como ferramenta de sensibilização e conscientização dos envolvidos. Para isso, a Horta Viva irá propor ações simples que podem ser multiplicadas no cotidiano das escolas.”

Entre as hortaliças que serão plantadas estão o alface, o tomate cereja, a salsa, o coentro, o pimentão e a couve. A ideia é distribuir sementes das hortaliças para que os alunos possam plantar em suas casas e escolas. Já os alimentos colhidos, serão doados aos funcionários do Instituto.

Alguns passos já foram tomados para a implementação da horta, como a limpeza do local, a poda de árvores, capinagem e a aquisição da maioria dos materiais. A expectativa é que o espaço esteja pronto em dezembro deste ano.

Água reutilizada

A água que irrigará a horta será reutilizada. Algumas amostras da água usada na cantina do IMA foram colhidas no final do mês passado e estão em análise no laboratório do órgão. A ideia é que ela passe por um tratamento simples para que possa ser usada na irrigação das hortaliças.