Incêndio atinge vegetação nativa na APA do Catolé e Fernão Velho

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Duas regiões da Área de Proteção Ambiental foram atingidas por fogo em menos de um mês

Elayne Pontual

Na manhã desta terça-feira (05), em atendimento a demandas internas na Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé, a equipe da Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do Instituto do Meio Ambiente (IMA) se deparou com um incêndio que se dispersava para uma área de vegetação nativa.

A queima aconteceu na comunidade da Goiabeira, no bairro de Fernão Velho. O assessor da APA do Catolé e Fernão Velho, Marco Diniz, explicou que o incêndio pode ter sido provocado para queima de lixo. “Sem controle, o fogo acabou passando para uma vegetação de encosta”.

Ainda segundo o assessor, a equipe tentou amenizar a situação do incêndio, mas nenhum responsável foi encontrado. Os técnicos retornarão ao local na próxima sexta-feira (8) e deverão intensificar o monitoramento na região.

Outro incêndio

Em dezembro de 2015, um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado pelos proprietários da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Tobogã, localizada dentro APA do Catolé e Fernão Velho.

Com um hectare, a RPPN Sítio Tobogã é uma das menores do Estado, e abriga duas nascentes em boas condições, com vegetação preservada e de grande porte.