Laboratório de Estudos Ambientais é referência na análise de água no Estado

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

O setor é fundamental em investigações do IMA, além de oferecer serviços externos para controle de qualidade 

Janderson Oliveira

O Laboratório de Estudos Ambientais é um setor de atividade fundamental para o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas. Diariamente, os técnicos analisam amostras de água de mares, rios e poços de diversos municípios para averiguar a qualidade presente. O Laboratório também é responsável pelo relatório de balneabilidade das praias do Estado, divulgado semanalmente para a população.

A equipe do Laboratório, composta por 13 pessoas, agrega credibilidade ao IMA, considerando a demanda de análise de amostras externas, afirma Rosicleide Lessa, supervisora do setor. “Temos clientes externos que solicitam nossos estudos para determinar o monitoramento em estações de tratamento, controle de efluentes e outras atividades”, afirma.

O Laboratório de Estudos Ambientais também exerce papel importante na investigação de infrações ao meio ambiente. Assim ocorreu na última quinta-feira no atendimento de denúncia de descarte de resíduos líquidos no Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM), inserido na APA do Catolé e Fernão Velho.

A credibilidade do setor resulta com que comumente as suas funções também sejam solicitadas para produzir provas em investigações do Ministério Público.

Relatório de balneabilidade informa a população e guia ações do IMA 

Laboratório monitora a qualidade da água através das divisões de microbiologia e fisicoquímica. Foto: Ascom/IMA

Semanalmente, às sextas-feiras, é publicado o relatório de balneabilidade das praias de Alagoas. O boletim periódico apresenta um estudo abrangente, considerando toda a extensão litorânea do Estado através de 65 pontos de coleta.

O material colhido é levado à divisão de microbiologia do Laboratório. As amostras de água são induzidas à cultura de Escherichia coli, bactéria presente nas fezes humanas e animais. Através deste procedimento, pode-se constatar se a praia é apropriada para banho.

Segundo a Legislação, a amostra coletadas precisam apresentar ausência de E.coli em, no mínimo, 80% para considerar a praia adequada para banho. 

O Laboratório também monitora os níveis de pH e salinidade, na divisão de fisicoquímica.

Centro de referência na análise de água, o Laboratório de Estudos Ambientais do IMA está a serviço da população por meio de denúncias que podem ser feitas pelo aplicativo IMA Denuncie. 

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente para Android e iOS em: http://ima.al.gov.br/appdenuncia/