Laboratório do IMA capacita técnicos de saneamento da Arsal 

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

O objetivo é instruir para ações de coleta e análises de água nos municípios

Dálet Vieira 

Firmar parcerias também é uma forma de ampliar as ações para a proteção dos recursos naturais. Nesta sexta-feira (07), o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), através da Gerência de Laboratório de Estudos Ambientais (Gelab), fez uma formação com técnicos da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal).

Durante o treinamento, foram passadas instruções sobre o uso de colorímetro, turbidez e pHmetro. Equipamentos fundamentais para esse tipo de atividade, e que serão utilizados para leituras em campo e armazenamento das amostras de água.

Capacitação aconteceu no laboratório do IMA/AL. Foto: Ascom IMA

Capacitar os técnicos de saneamento da Arsal, possibilita que eles estejam aptos para aferir a qualidade da água fornecida aos municípios. Desse modo, iniciar ações para fiscalizar e verificar se o conteúdo possui os padrões de potabilidade para consumo humano.

Segundo Rosana Vieira, técnica do laboratório de análises físico-químicas do IMA, a parceria entre o Instituto e a Arsal está sendo construída de maneira promissora.  

“Já tivemos algumas reuniões para firmar essa parceria e futuramente, através do laboratório de físico-química do Instituto, será dado o suporte a eles”, afirma.

A técnica destaca ainda que “o IMA não irá participar das ações de fiscalização da Arsal, será dado o suporte às amostras que eles recolherem, com as análises físico-químicas e microbiologicas”. Diante disso, o órgão ambiental se dispõe a fornecer apoio técnico para analisar a qualidade da água coletada pela Arsal.