Livro sobre a balneabilidade das praias em Alagoas será lançado em webinário

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

A transmissão online e aberta à população inicia às 13h com apresentação sobre a erosão costeira no Estado

Dálet Vieira

Nesta terça-feira (13), o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) faz um webinário com o tema: Erosão costeira em Alagoas. Durante o evento online, às 13h, serão discutidos os principais pontos acerca da temática e será lançado o livro Balneabilidade das Praias de Alagoas: 22 anos de análises e relatórios. O evento, que também terá distribuição de alguns livros, será transmitido no YouTube para toda a população. 

O livro a ser lançado pelo IMA reúne mais de mil relatórios de análises feitas no período de 1998 até 2020. Ou seja, compreende inúmeras informações a respeito da balneabilidade de norte a sul do Estado nesses anos. 

Haverá a distribuição de livros durante o webinário. Foto: IMA/AL

Além de explicações, é possível verificar todas as tabelas contendo as informações sobre condições de banho, locais e datas. É um registro de grande relevância para Alagoas e através dele, diversas outras pesquisas e documentos podem ser feitos.

No webinário, estarão presentes do IMA: Gustavo Lopes, diretor-presidente; Ricardo César, coordenador do Gerenciamento Costeiro (Gerco) e Clarice Maia, assessora de comunicação. Com a participação de Esdras Andrade, geógrafo e pesquisador do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDMA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). 

Ainda sobre a região costeira do Estado, os convidados vão falar sobre o processo de erosão costeira que ocorre em cerca de 70% das praias arenosas do planeta e também é uma preocupação por aqui. 

“Vamos mostrar a vulnerabilidade a processos erosivos da zona costeira de Alagoas, que ocorre muito em função de um déficit de sedimentos e pelo fenômeno global de elevação dos níveis dos oceanos. Também falaremos sobre as alternativas de contenção na recuperação de praias afetadas”, expõe Ricardo César. 

O webinário é aberto a todo o público e será transmitido pelo canal do IMA no Youtube, basta acessar o link: https://bit.ly/IMAyoutube