Mais de 270 animais silvestres são resgatados na região de Arapiraca

Durante dois dias de ações, a equipe de fauna realizou apreensões em feira livre e em residências

Wanessa Santos

Nessa terça-feira (16), segundo dia de ações da Fiscalização Preventiva Integrada coordenada pelo Ministério Público Estadual (MPE), a equipe de fauna do Instituto do Meio Ambiente apreendeu 117 animais que, somados a outros 157 apreendidos na segunda-feira (15), somam 274 animais silvestres encontrados na feira livre de Arapiraca e em residências daquele município e da região.

As ações da equipe de fauna, na segunda-feira (16), tiveram início pela manhã, na feira livre, onde 77 animais foram apreendidos. Dentre eles estavam aves como galos de campina, caboclinhos, extravagante, e ainda, um exemplar de pintor verdadeiro, o famoso sete cores, que se encontra em situação vulnerável, sob o risco de extinção.

Segundo Epitácio Correia, gerente de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do IMA/AL, foram detidas quatro pessoas e levadas para a delegacia regional de Arapiraca, onde além do procedimento administrativo – autuação – foi realizado também o procedimento criminal.

No mesmo dia, no período da tarde, os fiscais realizaram diligências em residências do mesmo município. Foram resgatados outros 80 animais.

Já na manhã da terça-feira (16), foram encontrados mais 115 animais silvestres, sendo dois jabutis e os demais eram aves. Além disso, em uma das residências fiscalizadas foi apreendida, ainda, uma arma de fogo de grosso calibre (12).  A apreensão da arma foi efetuada pelo Batalhão da Polícia Ambiental (BPA). O infrator foi conduzido à delegacia para realização dos procedimentos. Um auto de infração foi lavrado.

Os animais resgatados, que estavam em boas condições, foram reintroduzidos ao seu habitat natural. Os demais, que necessitavam de cuidados, foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em Maceió.

Alem do IMA, fazem parte desse trabalho de fiscalização o Ministério Púbico do Estado de Alagoas (MPE/AL), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), a Polícia Militar de Alagoas (PMAL), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a Polícia Rodoviária Federal (PFR/AL), entre outros órgãos.

As ações das equipes da FPI seguem até o dia 26 de maio.