Mata ciliar é recomposta e residencial ganha áreas verdes em Palmeira dos Índios

Ações são iniciativa do Projeto Alagoas Mais Verde

Dálet Vieira

Os plantios em áreas críticas são o maior foco do Alagoas Mais Verde esse ano. O Projeto, que é iniciativa do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas IMA/AL, fez a recomposição de uma mata ciliar e está criando áreas verdes em um residencial no município de Palmeira dos Índios. Com as ações, é possível levar benefícios tanto para a fauna e flora quanto para a população.

A equipe da Gerência de Educação Ambiental (Gedam) do IMA finaliza as ações no residencial Brivaldo Medeiros nesta semana. Ao total, 1200 mudas foram plantadas para a recompor a mata ciliar. Dentre as espécies estão Canafístula, Ipê Roxo, Oitizeiro, Chicha e Jenipapo.

Área verde sendo criada em residencial. Foto: Ascom IMA/AL

No mesmo local, existem linhas e ilhas de diversidade entre as residências, em que já era prevista a criação de áreas verdes. Paulo Lira, consultor ambiental da Gedam, relata que as atividades iniciaram no final de outubro.

“A criação de áreas verdes traz mais sombra, conforto térmico, melhoria da qualidade do ar e beleza ao local. Nesse caso, para o conjunto habitacional Brivaldo Medeiros, em Palmeira dos Índios”, explica o consultor sobre as ações de plantio no residencial.

As mudas plantadas nos espaços também são de espécies nativas. Lira fala ainda, que a equipe do Projeto também criou áreas verdes em outros municípios, a exemplo de Barra de São Miguel.

A solicitação para o plantio pode ser feita através de ofício. O Instituto ressalta que as prioridades no momento, devido a pandemia, são em locais mais críticos. Como encostas, áreas degradadas e nascentes.