Mês do Meio Ambiente: A importância de combater a poluição causada pelo plástico

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Na mesma linha da discussão mundial, o IMA/AL organiza mais de 30 dias para sensibilizar a população alagoana para a proteção de sua biodiversidade

Clarice Maia

Mais de 30 dias para intensificar ações que pretendem mobilizar milhares de pessoas em atividades que tratam da proteção ambiental e conservação da biodiversidade. Assim pode ser resumido o Mês do Meio Ambiente organizado pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), em 2023, num período que vai de 01 de junho a 02 de julho. O tema é mundial e tem mobilizado a atenção de diversos organismos, nacionais e internacionais: a poluição causada pelo plástico.

Pode parecer redundante o Instituto focar em ações que estão no cerne de sua existência. Entretanto, a intenção final é sensibilizar a população através de uma sequência intensa de ações e campanha midiática. Uma forma de chegar a diferentes públicos, de crianças a adultos, chamando a atenção para um problema que é de todos e que também pode impactar as próximas gerações.

“No IMA/AL demos importantes passos no sentido de nos aproximar da população, isso com a modernização de procedimentos, estrutura de trabalho e, principalmente, garantia de melhor atendimento às demandas dos usuários de nossos serviços. Isso foi possível graças a um trabalho de mudanças internas e externas ao próprio órgão que levou a situações inéditas em Alagoas”, comenta o diretor-presidente do IMA/AL, Gustavo Lopes.

Ele explica ainda situações que tem acontecido de forma paralela: “ao mesmo tempo que encerramos 100% dos lixões a céu aberto, alcançamos a criação de 100 Unidades de Conservação em nosso território e chegamos ao desmatamento zero no bioma Mata Atlântica, conseguimos tornar os serviços do Instituto 100% digitais, do trabalho do fiscal em campo a emissão de uma licença, tudo sem usar papel; criamos mecanismos de atendimento e denúncia anônima, entre muitas outras inovações”.

Entre as ações que estão previstas para o período do Mês do Meio Ambiente, estão: Passeio Ciclístico, lançamento dos concursos de Vídeos Curtos e de Fotografia; exposição na rua fechada de Maceió; plantio de milhares de árvores; palestras e ações educativas em diversos municípios; formatura da primeira turma do projeto Botânicos Mirins; entrega da primeira edição do Troféu Ambientalista Afrânio Menezes e o Fórum de Mudanças Climáticas.

Projeto Botânico Mirim realizado pelo Herbário MAC do IMA/AL

Reconhecimento

Em 2023, uma outra novidade é a realização da primeira edição do Troféu Ambientalista Afrânio Menezes. Desde 2015 a equipe do IMA/AL reconhecia e premiava importantes iniciativas no sentido da proteção ambiental, era então conhecido como Troféu Alagoas Verde. Com uma nova perspectiva esse reconhecimento é ampliado com uma premiação nova e que está contando até mesmo com a participação do público que pôde indicar nomes, através das redes sociais, para serem avaliados pela comissão de seleção.

Serão 09 agraciados que receberão suas homenagens no mesmo dia em que todos os servidores estarão reunidos para comemorar os 35 anos do Instituto. Nesses pouco mais de 30 dias, com a intensificação das ações alinhadas com a emergência mundial, as equipes do IMA/AL reforçam sua presença fundamental na sociedade e sua razão de existir: executar as políticas públicas de meio ambiente e garantir o desenvolvimento de modo equilibrado.