Ministérios do Meio Ambiente alemão e brasileiro investem na APA Costa dos Corais

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

O projeto para fortalecimento da gestão integrada foi apresentado aos representantes do IMA e da Semarh

Clarice Maia

As ministras do Meio Ambiente da Alemanha e do Brasil, Barbara Hendricks e Izabella Teixeira, visitam a Área de Proteção Ambiental (APA) Costado dos Corais no dia 17 de agosto. O anúncio foi feito pelo diretor de zoneamento territorial do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Adalberto Ebehard, na manhã desta sexta-feira (24), para o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Gustavo Lopes, e para o secretário de estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres.

Eles estiveram reunidos para apresentação do projeto Proteção e Gestão Integrada da Biodiversidade Marinha e Costeira, que será organizado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), por incumbência do Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear (BMUB), da Alemanha. Com a execução sob responsabilidade do MMA e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Segundo Ricardo César, coordenador do gerenciamento costeiro do IMA, “a previsão é que sejam investidos inicialmente € 6 milhões, até o ano de 2020”, com o desenvolvimento do projeto podem haver novos aportes de recursos. Além da APA Costa dos Corais, entre Pernambuco e Alagoas, o outro local escolhido é o Banco de Abrolhos, entre a Bahia e o Espírito Santo.

A seleção levou em consideração o interesse e o compromisso político dos estados e municípios envolvidos; complexidade da situação na região e o potencial de replicabilidade; Gerenciamento Costeiro e Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) estabelecido; Existência de Unidade de Conservação e/ou Áreas prioritárias para conservação; Base científica e de informações existentes, entre outros.

A APA Costa dos Corais é a maior unidade de conservação marinha do Brasil, com 413 mil hectares, compreende os municípios de Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande, em Pernmabuco; Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Barra de Santo Antônio e Paripueira, em Alagoas.

A visita das duas ministras, prevista para o dia 17 de agosto, será realizada no município de Tamandaré (PE), e servirá como ponta pé inicial para a execução do projeto.