Empreendimento funcionava sem licenciamento ambiental e comprometia Rio Mundaú
Janderson Oliveira
O uso de smartphones no cotidiano desempenha várias tarefas, inclusive o de reportar infrações ambientais, assim através do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), o IMA Denuncie. Fiscais do órgão atenderam a solicitação popular de extração irregular de areia no município de Rio Largo. O empreendimento foi multado em R$ 34.670,59 e embargado até segunda ordem.
A denúncia no aplicativo, sempre anônima, relatava que a extração está comprometendo as margens do Rio Mundaú. A geolocalização, ponto de referência e imagens anexadas pelo denunciante colaboraram os fiscais a fazer o atendimento da solicitação.
Foi constatado que o empreendimento estava funcionando sem licença ambiental, infração considerada grave conforme a lei 6.787/06, acarretando multa e embargo.
IMA Denuncie
O aplicativo é a principal fonte de denúncias para o órgão ambiental fazer o levantamento de alvos em todo o estado de Alagoas. O download é gratuito para Android e iOS, em suas respectivas lojas virtuais.
O funcionamento é simples e intuitivo, necessitando apenas incluir o tipo de crime ambiental, descrição, endereço e, se possível, imagens. O anonimato é garantido, pois não é necessário fornecer nenhum dado pessoal.