Multas por infrações ambientais somam cerca de R$ 157 mil nesta semana

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Operação organizada pelo IMA aconteceu na APA de Murici 

Dálet Vieira

As ações de fiscalização são um dos principais meios de coibir os crimes ambientais. Nesta semana, entre os dias 14, 15 e 16, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) fez uma operação nos municípios de União dos Palmares, São José da Laje e Ibateguara que compõem a Área de Proteção Ambiental de Murici. Após a constatação de infrações, nove multas foram emitidas, somando cerca de R$ 157 mil. 

Os animais foram levados ao Cetas. Foto: Ascom IMA/AL

A operação contou com o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Durante as ações foram apreendidas duas espingardas, 45 gaiolas e alçapões e 29 aves silvestres. Estas, encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

Ainda, foi constatado que dejetos de porcos estavam sendo lançados no Rio Jacuípe, localizado entre os municípios de Ibateguara e Colônia Leopoldina. Os responsáveis pelas pocilgas foram autuados e intimados a se regularizarem no órgão ambiental. 

Duas espingardas foram apreendidas durante a operação. Foto: Ascom IMA/AL

 

Segundo Lucas Gregório, Gestor da APA de Murici, é fundamental manter a constância nas ações de monitoramento e fiscalização, sobretudo nas Unidades de Conservação (UC), pois o principal objetivo da criação delas é a proteção da biota local.

“Vale salientar que dentro da UC tem a estação ecológica de Murici que tem uma variação imensurável de biodiversidade, onde são feitas várias pesquisas e projetos de todo o mundo”, reforça o gestor. 

A população também pode colaborar com a fiscalização do Instituto através de denúncias no aplicativo IMA Denuncie, disponível para Android e iOS, e pelo Whatsapp (82 )98833-9407.