A quinta semana de atividades educativas ressalta a ideia de que todos podem contribuir com a limpeza das praias
Clarice Maia
O lixo deixado de modo indevido nas praias é um dos principais e piores problemas encontrados em toda a costa. Em Alagoas a situação não é diferente, mas com a ideia de que todos podem contribuir para encontrar uma solução e contribuir com pequenas atitudes, o Instituto do Meio Ambiente desenvolveu o projeto Nossa Praia.
Nesse sábado (19), a equipe estará na Barra de São Miguel, com exposição, distribuição de objetos produzidos com reaproveitamento de materiais, sacolas biodegradáveis, lixeiras para carro e os cartões plantáveis. Serão espalhadas faixas e placas educativas para chamar a atenção e os mascotes do projeto, os bonecos de uma tartaruga e de um peixe boi, estarão no local para animar especialmente as crianças.
Iniciado no dia 21 de novembro, entre as praias da Ponta Verde e Pajuçara, o projeto segue para a quinta semana de realização e já aconteceu nos municípios de Coruripe e Marechal Deodoro, nas praias de Barreiras e Francês, e em Maceió, também na praia de Jatiuca.
“Em quase todos os finais de semana e, com a chegada do verão, em alguns dias de semana, estaremos em diferentes praias. As ações serão intensas até o final de fevereiro, por causa do aumento na quantidade de usuários, mas depois elas devem continuar, porque a educação ambiental deve ser constante”, comentou Pedro Normande, gerente de Educação Ambiental.
A iniciativa do IMA conta com apoio e parceria de grupos da sociedade civil e iniciativa privada. Entretanto, o projeto pretende mobilizar a população para participar com pequenas atitudes, como recolher os resíduos produzidos enquanto está na praia. A ideia é que aquele ambiente é de todos, por isso a responsabilidade não é apenas dos órgãos públicos, mas de todos os usuários.
O projeto conta também com a parceria da empresa Alagoas Ambiental, que realizará a coleta dos resíduos deixados pelos usuários.