Municípios alagoanos recebem educação ambiental durante operações da FPI

IMA visita escolas públicas, realiza jogos ambientais e envolve centenas de estudantes da rede pública

Elayne Pontual

Além de monitoramento e fiscalização, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) participa da 4ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) da Bacia do Rio São Francisco, em Alagoas, com educação e jogos ambientais.

Nesta quarta-feira (25) as equipes do órgão estarão no município de Igaci, com palestras, plantio de mudas de espécies nativas, visita às escolas da rede pública municipal e estadual, gincanas, além de distribuição de materiais como camisetas, bottons e cartilhas educativas.

Segundo o assessor de Educação Ambiental do órgão, Ykson de Emery, cinco municípios já receberam os técnicos, entre eles Jaramantaia, Minador do Negrão, Palmeira dos índios, Major Izidoro e Estrela de Alagoas. Ele afirma ainda que mais de 1.500 alunos foram contemplados com as ações educativas durante as operações da FPI.

Em paralelo às atividades educativas do IMA, estão sendo realizadas palestras pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), sobre a importância da água e os perigos dos agrotóxicos.

A operação, coordenada pelo Ministério Público Estadual (ME), foi iniciada no domingo (15) e segue até o dia 27, com a participação de 22 órgãos estaduais e federais, para coibir crimes ambientais em sete municípios. Para apresentar o resultado da operação, no último dia, será realizada uma audiência pública com a participação de gestores municipais, representantes de órgãos públicos e organizações sociais da região.