Nossa Praia: começa projeto para sensibilizar usuários da costa de Alagoas

As atividades iniciam no sábado (21) chamando a atenção de banhistas para a ideia que ‘A Praia é Nossa, o Lixo é seu’

Clarice Maia

Entre os principais problemas encontrados nas praias de Alagoas, o lixo depositado de modo indevido compromete a biodiversidade e até mesmo o uso pela população. Para sensibilizar os usuários a contribuir com a preservação desse ambiente, começa, no sábado (21), no trecho entre a Jatiúca e a Pajuçara, o projeto Nossa Praia, e segue durante todo o verão, chamando a atenção de que todos são responsáveis, as praias são de todos.

Trata-se de uma iniciativa do Instituto do Meio Ambiente (IMA), com apoio e parceria de grupos da sociedade civil e iniciativa privada. Entretanto, o projeto pretende mobilizar a população para participar de modo espontâneo, “a ideia de que todos somos parte e que todos podemos contribuir para manter nossas praias limpas”, comentou Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA.

O projeto começa com o slogan: A Praia é Nossa, o Lixo é Seu, para incentivar as pessoas a não deixar resíduos na praia.

Durante todo o período do verão serão realizadas atividades de educação ambiental. Grupos estarão espalhados pelas praias de Maceió e do interior, de modo alternado em finais de semana. Eles vão conversar com os banhistas, ambulantes e comerciantes que utilizam os locais.

As equipes estarão distribuindo sacolas biodegradáveis nas praias e lixeiras para carros nos semáforos, pranchas serão distribuídas nas praias com suportes com sacolas biodegradáveis para os banhistas retirarem. Haverá ainda, distribuição de sementes e de mudas de árvores, vídeos para redes sociais e spots de rádio, concurso de fotografia, mutirões de limpeza, campanhas específicas, exposições, entre outras atividades.

“O Nossa Praia começa nesse sábado, em Maceió. Nesse primeiro final de semana as ações serão realizadas entre as praias de Pajuçara e Jatiuca. Haverá distribuição de sacolas na praia e no semáforo, exposição em tendas, conversas com banhistas e outros usuários, é o nosso ponto de partida”, comentou Pedro Normande, gerente de Educação Ambiental do IMA.

O projeto conta também com a parceria da empresa Alagoas Ambiental, que no sábado estará, ao final do dia, fazendo a coleta dos resíduos deixados pelos usuários.