Evento ganhou nova data após fortes chuvas no último dia 25 de março quando estava programado encerramento
Klaus Roger
A chegada do outono trouxe com a estação os primeiros sinais de chuvas em Alagoas. No último dia 25 de março, que estava programado como data para o encerramento do projeto Nossa Praia, uma forte chuva se instalou na capital alagoana que impossibilitou a realização das ações. Com isso o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) realiza a programação no próximo domingo (08), na praia de Ponta Verde.
Nos últimos três períodos de verão, o IMA/AL tem intensificado atividades em todo litoral. Segundo os técnicos do Instituto, em três anos de execução do projeto, o Nossa Praia já alcançou cerca de 300 mil pessoas. Só nesta terceira edição, no verão 2017/2018, foram mais de 100 mil usuários envolvidos direta ou indiretamente nas ações.
A ação do próximo domingo acontece na rua fechada da praia da Ponta Verde.
A partir das 9hrs os técnicos do órgão estarão com uma tenda com exposições de projetos desenvolvidos pelo Instituto e orientações sobre o uso consciente das praias. Além disso serão distribuídos diversos materiais educativos como cartilhas, bloquinhos e jogos da memória para as crianças.
Ainda na tenda acontecerão brincadeiras e atividades para o público infantil, com a temática ambiental. A presença dos mascotes do projeto, a tartaruga-marinha, Doroty, e o peixe-boi, Astro, é garantida. Representantes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) também estarão presentes com uma exposição de animais taxidermizados.
O IMA/AL ainda aproveita a manhã para convidar a população para participar de um mutirão de limpeza nas praias, às 10hrs. Universitários que participarem da ação terão direito a um certificado de cinco horas.
A comemoração final fica por conta da banda Cazuadinha que fará um show para as crianças e seus responsáveis, às 11h30.
A terceira edição do Nossa Praia distribuiu um total de 60 mil sacolas biodegradáveis; 400 bobinas de saquinhos para lixo e fezes de animais domésticos; mil lápis semente, três mil folhas para as crianças colorirem, 110 placas com as sacolas e saquinhos.
Além disso, ambulantes e jangadeiros, parceiros do projeto, receberam raquetes de frescobol, frisbee, lixeiras, jogos, materiais educativos e camisetas.