NOTA – Situação do óleo nas praias de Alagoas

– Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA)
16/10/2019 – 16h

O Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA) se reúne pelo terceiro dia consecutivo no final da tarde dessa quarta-feira (16), a hora e o local ainda serão definidos, por causa da vinda do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sem agenda definida. Na pauta serão tratados: as ações de limpeza feitas durante o dia; as ações emergenciais já programadas para a quinta-feira (17); a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pela Semarh para repasse aos municípios; o monitoramento na costa do Estado.

O GTA é formado por representantes dos órgãos estaduais – Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh); federais – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); e Marinha – Capitânia dos portos. Contando ainda com o apoio das secretarias de meio ambiente dos municípios atingidos.

Observação:
Como a recomendação é fazer as ações de limpeza durante o período de maré baixa, a estratégia está sendo fazer uma espécie de varredura da situação nos municípios três horas antes da baixa-mar pra verificar as possíveis emergências.

Litoral Sul
– Barra de São Miguel – na terça-feira (15) foi feito um mutirão de limpeza, mas fragmentos do óleo voltaram a aparecer na quarta-feira (16), no mesmo local. A perspectiva é fazer um novo mutirão na quinta-feira (17) para a retirada do material.

– Roteiro – a prefeitura de Roteiro, junto com o Complexo Turístico, fez a remoção das manchas de óleo em toda a praia do Gunga. Na quinta-feira (17), não tem previsão de limpeza e o local será monitorado novamente.

– Jequiá da Praia – no município apenas a praia de Lagoa Azeda foi atingida e a prefeitura segue com ação de retirada das manchas, com a colaboração de trabalhadores locais. Na quinta-feira (17) o trabalho de limpeza continua.

Coruripe – a Petrobrás contratou uma empresa para a retirada do óleo dos beachrocks (espécies de pedras existentes na areia), esta por sua vez contratou moradores da região para executar a atividade.
A secretaria municipal de meio ambiente também faz ações de limpeza no mangue do povoado Barreiras de Coruripe.

Feliz Deserto – também há o aparecimento de óleo, mas o secretaria municipal de meio ambiente organizou uma limpeza no período da maré baixa. A praia foi limpa e as ações de monitoramento continuam na quarta e quinta-feira (16 e 17).

Litoral Norte
– Barra de Santo Antônio – houve mutirão de limpeza com a participação da equipe do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Marinha, colaboradores da prefeitura, trabalhadores contratados e voluntários. A ação aconteceu durante todo o período de maré baixa, mas a limpeza continua na quinta-feira (17).

– Japaratinga – as manchas de óleo começaram a chegar na costa no final da tarde da terça-feira (15), no início da manhã da quarta-feira (16) a prefeitura deslocou trabalhadores para iniciar a limpeza, o Ibama sobrevoou a área para avaliar a situação e liberou a utilização de máquinas.

Está previsto um grande mutirão de limpeza na quinta-feira (17) com a participação da equipe do IMA, Semarh, Defesa Civil Estadual, Defesa Civil Municipal, prefeitura Locais, comerciantes locais e voluntários. Um grande contingente de pessoas está se deslocando para o local para a limpeza, inclusive com a participação da Marinha e do Exército. O Ibama continuará com o apoio no monitoramento da situação.

Para a limpeza estão sendo usados: tratores, retroescavadeiras, tonéis, materiais de sapa, caçambas e veículos de pequeno porte. Na quinta-feira serão entregues EPIs comprados pela Semarh para colaborar com o trabalho.

Maceió
Na capital o município continua de sobreaviso para caso haja necessidade de ação emergencial em algum ponto. Caso haja verificação de manchas de óleo a população pode informar a prefeitura através do número/whatsapp da Slum 988024834.