Órgãos inovam com postos de atendimento no interior

A população pode contar com serviços do IMA e da Semarh na Central de atendimento Já! de Penedo

O Instituto do Meio Ambiente e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) possuem mais um posto avançado para recebimento de diversas demandas da população. Inaugurado nesta quarta-feira (01), na Central Já! de Penedo, o local deverá facilitar o atendimento, principalmente para moradores do interior.

Os representantes dos dois órgãos, assim como do poder executivo e legislativo daquele município, além do secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, participaram do evento comemorativo a abertura do posto de atendimento e também da entrega de máquinas e implementos agrícolas que ficarão a disposição dos agricultores locais. Na sequência houve o início do plantio de três mil mudas de árvores.

A população poderá dispor de serviços como abertura de processos de licença ambiental e pedidos de outorgas, dar entrada em defesas de autuações ou intimações, realizar denúncias, se informar ou tirar dúvidas, regularizar diversos tipos de empreendimentos, ou ainda protocolar documentos endereçados para qualquer setor dos dois órgãos.

“Essa é uma mostra de que há um compromisso do governador em estar presente com ações em todo o estado, presente na capital e no interior”, comentou Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA. Os postos nas Centrais Já! podem receber as demandas das pessoas que residem ou possuem empreendimentos em qualquer município.

Ainda em Penedo, o IMA possui uma base descentralizada que serve de referência para a equipe que atua na região do baixo São Francisco e na Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba do Peixe. O órgão possui também um posto de atendimento na Central Já! de Arapiraca, em funcionamento desde 31 de março, quando houve a inauguração em parceria com a Semarh.

Iniciativas
Mudas de árvores como Ipês e Imbiriba começaram a ser plantadas na área próxima a margem do rio São Francisco. “A idéia é plantar três mil mudas e a iniciativa deverá ser levada para outros municípios”, disse Gustavo Lopes. Além disso, na ocasião, os representantes dos governos estadual e municipal aproveitaram para ressaltar iniciativas.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, há um esforço do estado em ampliar as ações que incentivam a proteção ambiental e uma especial preocupação com a situação do rio São Francisco. “Estamos vendo nos veículos de informação que a vazão foi reduzida mais uma vez e o estado de Alagoas deverá se posicionar, o impacto será muito grande”, disse Alexandre.

O prefeito local, Marcius Beltrão, ressaltou que “Penedo é uma das cidades mais antigas do Nordeste, mas não tem uma casa com esgoto tratado”. Ele disse que o município conseguiu verbas e deverá começar a resolver o problema, um dos maiores causadores de impactos negativos ao longo de toda a bacia do São Francisco.

Álvaro Vasconcelos aproveitou para informar que o projeto para isentar de licença ambiental os pequenos agricultores de Alagoas está em pauta para apreciação pelos deputados na Assembléia Legislativa. Ele incentivou ainda os representantes da prefeitura para “sensibilizar os agricultores para fazer em Penedo um banco de sementes”.

O secretário ainda realizou a entrega de três máquinas e diversos implementos agrícolas para o município. Agricultores participaram do momento festivo e também comemoraram a conquista que deverá ampliar o atendimento às demandas específicas do setor.