Os gestores dos dois órgãos aproximam equipes e ações para agilizar a concretização de projetos
Clarice Maia
A parceria entre o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) resulta em aproximação entre os laboratórios de análises dos dois órgãos e o licenciamento ambiental para projetos de desenvolvimento para o Estado de Alagoas.
Durante reunião realizada entre o diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, o superintendente da 5ªSR da Codevasf, Luciano Chagas, e as suas respectivas equipes, na tarde desta segunda-feira (24), foi ressaltada a importância da aproximação entre os laboratórios dos dois órgãos.
Isso porque “pode facilitar os trabalhos de coletas, por exemplo. As equipes podem trocar informações, fazer um alinhamento, sobre a metodologia para coletas ou outros procedimentos e atuar de modo conjunto”, comentou Gustavo Lopes.
Outro ponto abordado pelos dois gestores é a tratativa iniciada com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para trazer para o órgão estadual o licenciamento dos perímetros irrigados de Boacica, em Igreja Nova, e Itiiúba, em Porto Real do Colégio.
“O licenciamento desses dois perímetros foi feito pelo Ibama há muito tempo, com a modernização da legislação já é possível que o Estado licencie esse tipo de empreendimento. Já há outros projetos da Codevasf em fase de licenciamento no IMA”, explicou Gustavo Lopes.
Segundo o superintendente da Codevasf em Alagoas, isso seria uma forma de “diminuir a burocracia e agilizar o andamento de projetos importantes para o desenvolvimento do Estado”.