Piscina do Amor será sinalizada no início de Julho

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

A equipe do IMA aguarda maré mais propícia para o trabalho de colocação das boias

Clarice Maia

A equipe do Gerenciamento Costeiro do Instituto do Meio Ambiente (IMA) transferiu para os dias 01, 02 e 03 de julho a colocação das bóias de sinalização na Piscina do Amor, localizada na enseada da Pajuçara, em Maceió. Na data escolhida a maré estará favorável para o trabalho na área considerada zona de exclusão de uso, desde a publicação da resolução em Diário Oficial.

A publicação foi feita no dia 16 de junho e a sinalização seria realizada nos dias seguintes. Entretanto, a desocupação da Vila dos Pescadores, no bairro do Jaraguá, impossibilitou as embarcações do órgão entrar no mar, vez que elas desceriam pelo acesso localizado ao lado. Essa semana o trabalho também foi impossibilitado porque a maré não estava propícia para a colocação das boias.

A resolução nº 97/2015 publicada no Diário Oficial define a zona de exclusão para exploração, explotação e usos diversos, como a pesca, turismo, recreação, prática de esportes, tráfego e fundeio de embarcações numa distância de 20 metros, em relação à borda do recife, e com área de aproximadamente de 42 hectares.

As ações de monitoramento, fiscalização e pesquisa serão de responsabilidade do IMA, que poderá solicitar o apoio de instituições de pesquisas conveniadas, Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, Capitania dos Portos e Colônia de Pescadores do Jaraguá.