Novas cordas e boias servem de fundeio para as embarcações, evitando o uso e consequente destruição dos corais.
Klaus Roger e Wanessa Santos
Para proteger os corais das piscinas naturais da Pajuçara, uma equipe do Gerenciamento Costeiro (Gerco) do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) instalou, nesta quinta-feira (19), junto a pescadores da Colônia Z1, jangadeiros e Capitania dos Portos, nova sinalização para fundeiro das embarcações no local.
As equipes realizaram a substituição das cordas e boias antigas, por novos materiais, que devem gerar melhor visualização. Estes equipamentos estão fixados junto a poitas – objetos pesados, feitos de concreto, que são instalados em locais adequados (onde não há corais).
![]()
![]()
Essa sinalização auxilia na proteção dos corais. As embarcações que chegarem ao local devem ser presas junto as cordas, evitando a utilização das pedras.
Com a chegada do verão, os trabalhos de monitoramento e fiscalização realizados pelo Gerco do IMA na região são intensificados. Além da preocupação com a sinalização, a equipe nota a necessidade maior sensibilização de banhistas e jangadeiros.
“A medida que começa a diminuir o período de chuvas, aumenta a quantidade de pessoas que querem visitar a região das piscinas. Por isso, nossa ação é intensificada”, explica Ricardo César, coordenador do Gerenciamento Costeiro.