População adere e atendimento virtual do IMA mantém fluxo de processos

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Os levantamentos dos números e tipos de serviços procurados mostram que o órgão ambiental está conseguindo atender as principais demandas dos usuários

Clarice Maia

Os números registrados nos sistemas do Instituto do Meio Ambiente (IMA) mostram que a população está aderindo aos serviços virtuais e os técnicos estão conseguindo manter o fluxo através do sistema de teletrabalho. A demanda através do Portal Ambiental, o atendimento através do Whstasapp geral e dos telefones setoriais estão fluindo normalmente.

Desde o início do expediente em forma de teletrabalho, nessa segunda-feira (23), até o final do expediente dessa terça-feira (24), 14h, foram registrados a abertura de 53 processos online, através do Portal Ambiental. A maioria se refere a temas ligados a licenciamento ambiental, atendimento de condicionantes, defesas de multas administrativas, requerimentos gerais, entre outros.

O Portal Ambiental está disponível no site do órgão, ima.al.gov.br. A ferramenta é uma das mais importantes do Instituto, uma porta de entrada desde o início da virtualização de todos os processos. Além de abrir e acompanhar as questões relativas ao licenciamento, ainda é possível fazer defesa de auto de infração, defesa de notificação ou intimação e atendimento de condicionante de licenças.

Apenas projetos que necessitam da presença física dos técnicos ou reunião de grupos, assim como as vistorias estão suspensos temporariamente.

Telefone

Já através da linha geral de Whatsapp do órgão, na sexta e segunda-feira (23 e 4),  houve o registro de 121 atendimentos durante o horário de funcionamento normal do órgão, 08h às 14h, sendo que entre os assuntos específicos mais procurados estão: licenciamento, denúncia e fauna. O número de Whatsapp geral do Instituto é o 988339407.

A mudança na forma de atendimento teve início no final da semana passada, após a publicação de uma portaria interna que suspendeu o atendimento presencial do público externo. Entretanto, após a publicação do Decreto Estadual 69.541/2020, que declarou a situação de emergência em Alagoas, foi estabelecido o teletrabalho para os servidores, medida que teve início na segunda-feira (23) e, inicialmente, está prevista para acontecer até a sexta-feira (27).