População pode solicitar serviços e ações do IMA através de ferramentas digitais

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Canais de atendimento passaram por atualização e estão funcionando de modo efetivo e totalmente online

Dálet Vieira

Com a adesão de novas tecnologias e a digitalização dos processos, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) segue realizando atendimentos de maneira online. A população pode fazer desde a consulta da balneabilidade das praias alagoanas, através do aplicativo, até solicitar ações de educação ambiental pelo Portal Ambiental.

O Portal é uma das ferramentas digitais utilizadas pelo órgão para diversos trâmites, como a abertura e acompanhamento de processos, licenças ambientais e geração de taxas. Os empreendedores podem utilizar os serviços disponibilizados de maneira totalmente digital, sem precisar se deslocar até a sede do IMA.

No mesmo local, também é possível solicitar as atividades realizadas pela Gerência de Educação Ambiental (Gedam), entre elas, a Caravana Ambiental, em que a equipe de técnicos realiza jogos lúdicos com pautas ambientais; Oficina de Sabão Ecológico, onde os participantes aprendem a reutilizar o óleo de cozinha; e Navegando com o Meio Ambiente, que consiste em uma aula à bordo do Barco Escola. 

Além dos que foram listados, outros projetos que visam sensibilizar e reforçar o compromisso ambiental também estão disponíveis. Basta o interessado acessar o Portal Ambiental, através do link: https://licenciamento.ima.al.gov.br/#/requerente/conta/entrar, efetuar cadastro e enviar o ofício.

Outras ferramentas que facilitam o acesso da população aos serviços do Instituto, são os aplicativos que estão disponíveis para Android e IOS de maneira gratuita. O Nossa Praia dispõe de informações acerca da balneabilidade das praias, que são atualizadas semanalmente, bem como a disposição dos displays com sacolas biodegradáveis na orla de diversos municípios.  

Já para denúncias, existe o IMA Denúncie, onde o cidadão consegue enviar relatos de infrações ambientais em tempo real. O aplicativo permite que seja apresentada a localização, fotos e detalhes sobre a situação. 

Com o intuito de acompanhar todo o percurso dos resíduos sólidos e combater o descarte irregular, há o Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (Sgors). O uso da plataforma é obrigatório para empreendimentos que geram, armazenam temporariamente, transportam ou mesmo são destinatários finais. Basta acessar o link: https://sgors.ima.al.gov.br/login

Para os demais serviços e esclarecimentos de eventuais dúvidas, o Instituto também dispõe do Whatsapp Geral: (82) 98833-9407. Por lá, a população pode entrar em contato com todos os setores.