Praia de Jatiuca recebe o projeto Nossa Praia nesse final de semana

As ações de educação ambiental serão desenvolvidas em dois diferentes pontos

A equipe de educação ambiental do Instituto do Meio Ambiente (IMA) estará, durante o sábado (05), na Praia de Jatiuca com mais uma etapa do projeto Nossa Praia. Na programação estão previstas atividades como exposição, recolhimento de lixo, distribuição de sacolas biodegradáveis, lixeiras para carro e postais plantáveis, em um semáforo da região e em outros dois pontos da faixa de areia.

Com frases como: “a praia é nossa, o lixo é seu”, o grupo pretende sensibilizar banhistas sobre a importância de não deixar ou não jogar o lixo nas praias, na areia e na água. Como forma de mostrar que todos são responsáveis, não apenas os órgãos públicos.

Esse é o terceiro final de semana em que o projeto é realizado. Ele foi iniciado no dia 21 de novembro, nas praias de Pajuçara e Ponta Verde. No dia 28 foi a vez das ações acontecerem no município de Coruripe e com a participação de estudantes da rede pública de ensino.

“Pretendemos realizar atividades durante todo o verão, até o mês de fevereiro. Vamos levar as ações educativas para diversos locais da nossa costa e, quando chegar o verão e o período em que as praias ficam ainda mais freqüentadas, deveremos realizar atividades também em dias de semana”, comentou Pedro Normande, gerente de Educação Ambiental do IMA.

As primeiras atividades foram realizadas na Ponta Verde e na Pajuçara por serem locais muito movimentados, entre as praias urbanas de Maceió. Além da distribuição das sacolas, houve muita conversa com banhistas e comerciantes, monitoramento nas piscinas naturais e na água próximo a margem, exposições e distribuição de materiais.

Em Coruripe, durante cerca de 30 minutos, a equipe do IMA e 30 estudantes da rede pública municipal de ensino coletaram mais de 200 quilos de resíduos na areia da praia conhecida como Barreiras.