Prefeitura é multada por poluir o rio Niquim

Os altos índices de coliformes fecais foram identificados após análises realizadas em amostras coletadas no local

A equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente (IMA) emitiu nesta quinta-feira (17) um auto de infração e uma multa para a prefeitura da Barra de São Miguel por poluição do rio Niquim, com emissão de esgoto sem tratamento. Os resultados das análises feitas em amostras coletadas no local indicam elevada concentração de coliformes fecais.

O relatório indica que nas amostras coletadas foram encontradas quantidades excessivas de coliformes fecais (Termotolerantes), chegando a 10⁶/100mL, muito acima dos 1000 NMP (Número Mais Provável) permitidos pela resolução nº 274 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

Além da multa no valor de R$ 200mil, o problema também deverá ser resolvido. A prefeitura foi intimada no dia 12 de março a apresentar a defesa a respeito do não funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto e, consecutiva, emissão de resíduos sem tratamento no leito do rio. A fiscalização foi iniciada em fevereiro, após denúncias de moradores da região.