O evento é organizado pelo IMA e pela Semarh sobre o registro obrigatório para todos os imóveis rurais
Clarice Maia
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realizam, nesta terça-feira (16), uma palestra com o professor doutor Ricardo Ribeiro Rodrigues, do Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal da Universidade de São Paulo (USP), sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Programa de Regularização Ambiental (PRA).
O CAR é um registro eletrônico obrigatório feito a partir de imagens georreferenciadas. Instituído com o Código Florestal, deverá indicar a situação ambiental de todas as propriedades rurais, com a reunião de informações sobre as Áreas de Preservação Permanente (APPs), reserva legal, remanescentes de vegetação nativa e áreas consolidadas.
O sistema é uma ferramenta a mais para o monitoramento e planejamento do desenvolvimento sustentável. O prazo final para que todos os proprietários de imóveis rurais cadastrem seus imóveis foi prorrogado até maio de 2016. Uma das principais dificuldades que o proprietário rural pode enfrentar se não fizer o cadastro é o impedimento de obtenção do crédito rural.
O evento está marcado para 09h, na sede do Instituto, a participação é gratuita, mas limitada a 30 pessoas que é a capacidade do auditório.