Projeto traz novidades para usuários das praias alagoanas

Nossa Praia segue com atividades nos próximos fins de semana e durante todo o período do verão

Elayne Pontual

O projeto Nossa Praia, que começou no último sábado (21), continua com sua programação durante todo o período do verão e trás algumas novidades para os banhistas, turistas e comerciantes que utilizam as praias alagoanas.

Além de pranchas instaladas nas praias com suportes preenchidos por sacolas biodegradáveis, distribuição de lixeiras para carros, exposições e mutirões de limpeza, as equipes do projeto estão distribuindo um cartão postal produzido com papel artesanal e ecológico que, durante o processo de fabricação, recebe sementes de plantas.

Segundo Pedro Normande, gerente de Educação Ambiental do Instituto do Meio Ambiente (IMA), órgão responsável pelo Nossa Praia, os cartões plantáveis são uma solução sustentável pós-consumo: “Ao invés de jogarmos o material no lixo após sua utilização, podemos molhá-lo e plantá-lo em terra fértil”, explicou.

Já as sacolas biodegradáveis, distribuída pelos agentes e disponíveis nas pranchas instaladas nas praias, servem para que os banhistas depositem lixos enquanto permanecem no local. De acordo com Ykson de Emery, assessor de Educação Ambiental, as sacolas biodegradáveis possuem menor durabilidade que as sacolas descartáveis de plástico comum.

Outra novidade do Nossa Praia é que qualquer pessoa pode participar das atividades efetuando cadastro no endereço eletrônico ima.al.gov.br/nossapraia. Os cadastrados terão direito, em sua segunda participação, a um kit com boné, camisa, sacolas biodegradáveis, lixeiras para carro e, no caso dos voluntários mais ativos, ainda ganharão uma camisa UV estampada com a marca do projeto.

Programação

O projeto segue com atividades nos próximos fins de semana e durante todo o verão. O próximo local contemplado será Coruripe, com atividades realizadas neste sábado (28), na praia conhecida como Barreirão. Estudantes da rede pública participarão da programação recolhendo os lixos espalhados nas areias.

No sábado seguinte (4), as equipes estarão na praia de Jatiúca com atividades de educação ambiental e grupos espalhados em toda a região. Os agentes multiplicadores conversam com os banhistas, ambulantes e comerciantes que utilizam os locais, com o objetivo de conscientizar esses usuários a manter as praias limpas.

“Queremos mostrar que com pequenos gestos a qualidade de vida da população pode melhorar de forma bastante considerável”, afirmou Pedro Normande.

O projeto tem perfis em redes sociais como Facebook (facebook.com/nossapraiaal) e Instagram (instagram.com/nossapraiaal), além de um hotsite (ima.al.gov.br/nossapraia). Dúvidas também podem ser tiradas através do número 82 3315-1747.