Relatório indica condições das praias na costa alagoana

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Com início do período de chuvas, os técnicos do IMA/AL alertam para que a população evite banho em fozes de rios e área de galerias

O Laboratório de Estudos Ambientais do Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulga semanalmente o relatório que apresenta as condições de banho em 63 trechos localizados na costa alagoana. No documento mais recente, o de número 15/2019, há nove pontos impróprios, enquanto 54 estão considerados próprios para banho.

As coletas foram realizadas no dia 15 de abril. No Litoral Sul, dos 21 trechos monitorados, dois estão impróprios. Em Maceió, entre os bairros do Pontal e Ipioca, são acompanhados outros 20 trechos, cinco deles estão considerados impróprios e estão localizados na Praia da Avenida, Jatiuca e Cruz das Almas. Já no Litoral Norte, dos 22 pontos onde são feitas as coletas, apenas dois locais foram considerados ruins para banho.

Entretanto, os técnicos alertam que em caso de chuvas é importante evitar o banho, principalmente nas áreas próximas às galerias de águas pluviais e fozes de rios. Mesmo que o relatório indique a área como própria, porque pode haver alterações nas condições.

O documento é produzido com base no que determina a resolução nº 274 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), considerando os índices encontrados da bactéria Escherichia coli (E. coli), presente no trato intestinal dos animais de sangue quente.

Para a E.coli, a resolução considera praias próprias para banho quando em 80% do conjunto de amostras, colhidas no mesmo no local, não exceder o limite de 800 NMP (Número Mais Provável) em cada 100mL de água.