Equipes coletaram amostras de água para verificar a potabilidade
Dálet Vieira
Água potável e acessível dentro das escolas é um direito fundamental. Para garantir que esse recurso natural esteja disponível nas instituições de ensino, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) em conjunto com o Ministério Público de Alagoas (MPAL) e o Tribunal de Contas de Alagoas (TCE-AL) promovem vistorias através do Sede de Aprender. Nesta segunda-feira (19), os representantes levaram o projeto para quatro centros educacionais do município de Rio Largo.
Durante a visita foram coletadas amostras de água dos bebedouros e de áreas comuns da Escola Municipal de Ensino Fundamental DR Gastão Oiticica, do Centro Municipal de Educação Infantil Desembargador Francisco Wildo Lacerda Dantas, da Escola Estadual João Morais Cavalcante e da Escola Estadual Tabuleiro do Pinto.
Além do recolhimento de amostras, os técnicos da Gerência de Educação Ambiental (Gedam) do IMA/AL conversaram com professores e gestores escolares em prol de sensibilizar sobre o ciclo da água na escola.
Em algumas áreas das escolas, já existiam iniciativas de profissionais da educação em conjunto com alunos, para a implementação de hortas. Ideias foram evidenciadas para que o projeto possa ser conduzido e executado em outras escolas com a irrigação advinda do reuso da água.