A ação ofertou palestras sobre consumo consciente e o ciclo da água
Mariana Catanduba
Nesta última terça-feira (22), dentro da programação da Semana da Água, equipes do Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL) e do Ministério Público de Alagoas (MP/AL), estiveram em Arapiraca e levaram o Projeto Sede de Aprender às escolas do município. A ação teve o intuito de sensibilizar sobre a importância e preservação desse bem natural.
Nas escolas, aconteceram palestras sobre o ciclo e a necessidade de preservar este recurso natural. Ainda, as equipes coletaram amostras para análise, fizeram vistorias no fornecimento e na distribuição da água.
O Projeto Sede de Aprender tem como propósito, averiguar as condições da estrutura de saneamento, coletar amostras, levar informações para os estudantes. E dessa forma garantir o consumo de água potável nas escolas do Estado.
Segundo Meraldo Rocha, pedagogo e consultor ambiental do Instituto, as coletas feitas nas escolas do município de Arapiraca vão ser analisadas pelo laboratório do IMA e os resultados serão encaminhados ao MP/AL.
“Constatado que a água não está própria para consumo, o Ministério Público passa a oficializar o ente público no sentido de adotar todas as soluções necessárias num determinado prazo e que apresente os respectivos laudos quanto à potabilidade da água”, explica o consultor.
As ações do Projeto continuaram, de maneira ainda mais emblemática, na Semana da Água e foram intensificadas com o início da volta às aulas, acontecendo em todo o Estado alagoano.