Parceria entre Codevasf, IMA e Semarh leva informações sobre licenciamento, fiscalização e outorga para moradores do Baixo São Francisco
Bruno Santos
A Questão ambiental é fundamental na elaboração de projetos estruturantes de Desenvolvimento Regional. Pensando nisso, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente de Alagoas (Semarh/AL) e Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) se uniram para promover o primeiro Seminário de Regularização e Fiscalização Ambiental do Baixo São Francisco alagoano, que será realizado nos próximos dias 02 e 03 de setembro, na histórica cidade de Penedo (AL).
O seminário terá entre as temáticas discutidas o processo de licenciamento ambiental em suas fases, as outorgas de água na bacia hidrográfica do São Francisco e a elaboração de termos de referência em projetos ambientais.
As atividades ocorrerão em dois locais. Na quarta-feira, 02 de setembro, às 8h30, será realizada a abertura do evento e o desenvolvimento das atividades na Casa da Aposentadoria, localizada no Centro Histórico de Penedo. Já no segundo dia do evento, na quarta-feira (03), as atividades ocorrerão no auditório da sede da Codevasf, no bairro Santa Luzia, também em Penedo.
Segundo o chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente da Codevasf em Alagoas, Pedro Melo, o seminário tem como público alvo os técnicos que atuam na área de meio ambiente, nos cinquenta municípios da área de atuação da companhia em Alagoas.
“Com esse evento, esperamos atingir esse público de técnicos que atuam na área ambiental e melhorar a qualidade dos projetos, evitando que, ao serem analisados pelos órgãos ambientais, sejam encontradas falhas que levem a exigência de condicionantes. Isso resultará também numa maior qualidade ambiental desses projetos que focam no desenvolvimento regional”, explicou Melo.
Além da preparação de técnicos para atuar com maior qualidade em projetos ambientais, Codevasf, Semarh/AL e IMA/AL trabalham conjuntamente em diversas ações no Baixo São Francisco alagoano, a exemplo do monitoramento ambiental nessa bacia hidrográfica, recuperação de áreas degradadas e desenvolvimento regional sustentável do chamado “Pantanal Alagoano”, a área de proteção ambiental da Marituba do Peixe, entre os municípios de Penedo, Feliz Deserto, Piaçabuçu e Coruripe.
As inscrições para o Seminário de Regularização e Fiscalização Ambiental do Baixo São Francisco alagoano serão realizadas na abertura do evento na Casa da Aposentadoria, no Centro Histórico de Penedo, no primeiro dia do evento, terça-feira, 02 de setembro.
Para mais informações, os interessados em participar podem entrar em contato com a Unidade Regional de Meio Ambiente da Codevasf em Alagoas pelo telefone (82) 3551-9437, (82) 3551-2795, (82) 99925-5601 e (82)99640-4757.