Sgors: Sistema passa a ser obrigatório este mês e IMA sana dúvidas sobre o cadastro

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Instituto disponibiliza live, manual e canais de atendimento

Dálet Vieira

O Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (Sgors) passará a ser obrigatório, para além dos serviços de saúde, em Alagoas a partir do dia 26 de fevereiro. O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) dispõe de ferramentas com o intuito de sanar dúvidas e auxiliar na efetuação dos cadastros.

Os empreendimentos que se enquadram como: gerador, armazenador temporário, transportador e destinador final, devem se cadastrar para que as informações sobre os resíduos fiquem registradas e possíveis multas sejam evitadas.

O Sgors é mais um avanço do Estado no combate ao descarte irregular de entulhos. A exigência do uso também facilita na fiscalização feita por órgãos ambientais, além de registrar toda a trajetória dos resíduos sólidos.

Durante a live feita nesta terça-feira (02), Paulo Freire, gerente de monitoramento e fiscalização (Gemfi) do Instituto, mostrou o passo a passo do cadastro e esclareceu acerca da utilização do sistema.

Dentre as principais perguntas feitas, estão a emissão obrigatória do Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR), que não possui quantidade mínima de resíduos para ser emitido. E quais as empresas que se classificam como armazenador temporário, estas são receptoras de resíduos de vários geradores e que precisam dar destinação a esses materiais.

A live Descomplicando o Sgors está disponível no canal do YouTube do IMA/AL: http://bit.ly/LiveSgors. Os interessados também podem entrar em contato com os técnicos para sanar dúvidas por meio do Whatsapp (82) 98833-9407 opção 11. Ou ainda via e-mail: monitoramento@ima.al.gov.br

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O Manual Sgors