Dados apresentados levarão em conta o histórico de pesquisas realizadas e as coletas emergenciais do mês de dezembro, antes e depois do evento da mina 18
Rose Ferreira (Ascom Ufal) e Lelo Macena (Ascom IMA)
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) convocam a imprensa para uma coletiva nesta segunda-feira (18), às 9h, na Sala dos Conselhos Superiores da Ufal, localizada no primeiro andar do prédio da Reitoria, no Campus A.C. Simões. O objetivo da coletiva é a divulgação das análises realizadas pelas duas instituições, no mês de dezembro, antes e depois do evento da mina 18, tendo em vista o interesse público no assunto.
Na oportunidade, a Ufal estará representada pelo reitor Josealdo Tonholo e pelos pesquisadores Emerson Soares, do Laboratório de Aquicultura e Ecologia Aquática (Laqua); Josué Carinhanha, do Laboratório de Instrumentação e Desenvolvimento em Química Analítica (Linqa); e João Soletti, do Laboratório de Sistema de Separação e Otimização de Processos (Lassop). Já o IMA estará representado pela gerente do Laboratório do Instituto, Ana Karine Pimentel.
Os pesquisadores divulgarão os dados mais recentes, correlacionando-os com o histórico de pesquisas na laguna, a fim de proporcionar uma melhor compreensão da situação desse importante corpo hídrico, com base nos parâmetros avaliados com rigor científico.
Histórico
No âmbito do projeto Laguna Viva, foram realizadas coletas de água, sedimento e organismos aquáticos nos meses de fevereiro, junho e setembro de 2023. Em caráter emergencial, outras três coletas de água foram feitas nos dias 2, 7 e 10 de dezembro, em parceria com a Defesa Civil do Estado de Alagoas, além da coleta regular do projeto, em toda a laguna, no dia 11 de dezembro de 2023, cujas análises ainda estão sendo processadas nos referidos laboratórios.