Universitários participam de minicurso no Herbário MAC do IMA/AL

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Atividade faz parte da programação da I Semana de Engenharia Florestal, evento realizado pelo Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Ufal

Wanessa Santos

Na próxima quarta-feira (25), o Herbário MAC do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) irá ofertar um minicurso para alunos do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A atividade faz parte da programação da I Semana de Engenharia Florestal, evento realizado pelo Ceca. O minicurso abordará noções de técnicas de herborização de material botânico, e irá ocorrer das 8h às 14h com entrega de certificado para os participantes.

As consultoras do Herbário, Jarina Waléria e Erlande Lins, que irão ministrar o minicuso, irão explanar sobre a importância das coleções científicas, em especial a significativa coleção existente no Herbário MAC do IMA/AL.

Outro ponto importante que será abordado é sobre a relevância da taxonomia – descrição, identificação e classificação dos organismos – para os trabalhos realizados que são ligados à botânica.

Segundo a curadora do Herbário MAC, Rosângela Lemos, esse tipo de atividade é muito importante, não somente para auxiliar na formação dos alunos de cursos ligados à botânica, como também para a propagação do trabalho que o Herbário realiza no Estado.

“Divulgar no meio acadêmico os trabalhos desenvolvidos nos 30 anos aqui no IMA, pelo Herbário, esse trabalho de reunir as mais de 60 mil amostras de plantas, catalogar e, agora, digitalizar todo esse conteúdo, e toda a contribuição que isso tem dado ao conhecimento da flora de Alagoas é muito importante”, diz Rosângela.

Comumente visitado por pesquisadores de toda parte do país, possui um acervo consultado para elaboração de trabalhos de conclusão de curso, teses de mestrado e doutorado, além de outros estudos específicos para recomposição de áreas, entre outros.

O acervo do Herbário do IMA conta com mais de 60 mil espécies de plantas, identificadas e catalogadas, além do Jardineto Botânico, espaço que reúne plantas nativas e exóticas e é aberto para visitas guiadas.