Usina é autuada por vazamento de melaço no rio Jequiá

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Empreendimento foi interditado por operação sem licença ambiental e danos à natureza, devendo apresentar relatório em até 10 dias 

Janderson Oliveira 

Um vazamento de melaço ocorreu em Campo Alegre, atingindo o rio Jequiá, na madrugada de segunda-feira (23). A causa foi o rompimento de um tanque de 1.500 m³ nas instalações da Usina Porto Rico. O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) esteve no local para averiguar o empreendimento e coletar amostras d’água para análise em laboratório da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). 

O material percorreu 18 km do rio, provocando mortandades de peixes. Análises prévias apontam alta concentração de fósforo, potássio e outros metais na água, advindas do melaço. A drenagem para águas pluviais está cessada, a fim de evitar maior volume de vazamento. 

Destroços do tanque de 1.500 m³ de capacidade. Foto: Fiscalização IMA

O IMA interditou e autuou a Usina Porto Rico em R$ 33.264,53 por atividade potencial poluidora sem licenciamento ambiental e R$ 305.018,29 por provocar acidente de derramamento de melaço em corpo hídrico e solo exposto. 

Local do rio Jequiá para onde pode ter escorrido o melaço do tanque de decantação da Usina Porto Rico. Foto: Fiscalização IMA

O empreendimento está intimado apresentar relatório sobre as causas do acidente e as medidas de mitigação imediata do vazamento, no prazo de 10 dias.